Home / BLOG 

10 Dicas para Contratação de Estagiários

ContrataCAo-de-EstagiArios-768x513

A contratação de estagiários pode trazer grandes vantagens para a empresa. A primeira vantagem de implementar um programa de estágio envolve questões financeiras, pois é um modelo de recrutamento de custo menor para o empregador. De acordo com a Lei nº 11.788 / 2008, responsável por regulamentar a contratação de estagiários, esse modelo de trabalho não cria vínculo empregatício com a empresa, o que reduz os gastos relacionados às obrigações trabalhistas, podendo dispensar ou substituir quando necessário.

Mas a grande vantagem dos programas de estágio é permitir a entrada de jovens talentos no mercado de trabalho. Por estarem na faculdade, esses profissionais trazem novas soluções e ideias, motivados a se destacar na empresa, injetar vitalidade na equipe e estimular os profissionais mais experientes a se atualizarem. Os estagiários também fornecem um ótimo suporte para funcionários efetivos, porque eles podem realizar as tarefas mais simples e permitir que funcionários efetivos se concentrem.

Outro benefício é que um programa de estágio pode se tornar vantagem competitiva na empresa, pois possibilita encontrar profissionais que atendam às expectativas da empresa e sejam treinados na cultura organizacional, com fit cultural alinhados e conhecimento técnico desenvolvido, podendo futuramente tornarem-se gestores da empresa.

Para atingir a meta de recrutar os talentos mais promissores, a organização precisa alinhar programas de estágio ao plano estratégico da empresa, com base nas necessidades do negócio e na definição clara dos profissionais necessários. Esclarecer as principais características e competências que os futuros colaboradores devem possuir, bem como o conhecimento ou domínio específico da língua estrangeira, é o passo básico para fazer um bom trabalho de recrutamento. Porém, é importante entender que estagiários precisam ser lapidados e que a empresa deve estar disposta a investir tempo e conhecimento nesse novo talento.

Como conduzir a contratação de estagiários?

Além de manter a cultura forte durante a comunicação e fases do processo, apresentando a empresa de forma clara, oferecer acompanhamento que potencialize aprendizado e oportunidades de crescimento após a contratação, separamos mais algumas dicas que podem aumentar a possibilidade de cultivar e reter os melhores talentos para sua empresa, são eles:

Procure por candidatos que participem de atividades acadêmicas

Alunos que atuam em diretórios acadêmicos, empresas juniores, atividades de voluntariado ou extracurriculares, geralmente são mais engajados e proativos e demonstram maior interesse em adquirir novas experiências, o que pode ser muito relevante na rotina profissional;

Verifique se o aluno participou de iniciação científica

Às vezes o candidato não possui nenhuma experiência profissional, mas já participou de projetos em que precisou lidar com prazos, entregas e responsabilidades naturais do mercado de trabalho, que podem agregar com ideias e aumentar a competitividade da empresa;

Comunicação e o domínio de outras línguas

Não que seja um item excludente, pois infelizmente, nem todos os jovens em nosso país possuem a oportunidade do aprendizado de línguas, mas para determinados cargos, em que o domínio de outros idiomas sejam necessários, testes e entrevistas de proficiência podem ser interessantes.

Melhore sua divulgação de vagas

Divulgue as vagas de estágio em sites de empresas, universidades, sites específicos de recrutamento de estagiários e redes sociais para aumentar o número de candidatos e a probabilidade de contato com os melhores talentos;

Se não sabe por onde começar com a divulgação, oferecemos 3 vagas gratuitas em nossa base com mais de 500 mil jovens cadastrados. Entenda as vantagens de testar a edujob nesse link e encontre os melhores talentos!

Alinhar as expectativas do estagiário com as da empresa

Valores organizacionais, cultura, atividades que serão realizadas, rotina, remuneração, possibilidades de crescimento e outros detalhes característicos de cada vaga devem ser repassados para o candidato de forma muito clara, dessa forma ele não se frustra ao encontrar algo que não esperava e a empresa reduz o risco de turnover.

Observar o interesse do candidato pela empresa e pela vaga

Ao contratar um estagiário a empresa investe em treinamento e tempo para desenvolvê-lo e por isso deve visar a sua permanência por um longo período na equipe. Assim, identificar aqueles candidatos que realmente se identificam com a empresa e estão interessados em se desenvolver profissionalmente e contribuir para os resultados do negócio é fundamental;

Analisar as características comportamentais dos candidatos

Além de analisar a qualificação e as habilidades técnicas do candidato, é preciso identificar e analisar suas características comportamentais e avaliar se são compatíveis com o perfil da vaga. Assim, teste de perfis comportamentais, entrevistas individuais e em grupo, dinâmicas e outras atividades podem ser extremamente valiosas para identificar se o candidato trabalha bem sob pressão, possui habilidades de comunicação ou trabalho em equipe, por exemplo;

Na Edu, aplicamos o teste de perfil comportamental e teste de preferência de aprendizado, possibilitando uma filtragem pelos perfis mais compatíveis com a vaga.

Criar uma boa descrição de vaga

A primeira impressão que o jovem terá de sua empresa, será a descrição da vaga, então capriche para atrair os melhores talentos e já iniciar uma comunicação assertiva para seus possíveis novos colaboradores.

Clique aqui para aprender como criar uma ótima vaga.

Oferecer oportunidades de crescimento

Assim como os profissionais mais experientes, bons estagiários buscam desafios, oportunidades de aprendizado e crescimento. Por isso, as empresas devem oferecer treinamentos, pacotes de benefícios e plano de carreira e divulgar esses fatores na descrição de sua vaga, para que estudantes com maior potencial tenham interesse em trabalhar na empresa.

Escolher uma boa ferramenta de recrutamento e seleção

Quanto mais assertiva e completa a ferramenta for, menor a chance de contratar candidatos que não se desenvolvam na empresa ou não tenham o perfil esperado. Além desse fator, o tempo gasto para a contratação de um jovem influencia diretamente na qualidade do processo completo, pois quanto mais ágil, mais tempo o profissional responsável terá para se dedicar às outras atividades que completam esse ciclo de contratação.

Andre Moraes

CEO Edoo

Mais clicadas

Bruna Henckel

Social Media

Bruna Henckel

Social Media

Bruna Henckel

Social Media

Bruna Henckel

Social Media

Tá atrás do seu
primeiro emprego?

vem trampar.

Baixe o aplicativo Edoo

plugins premium WordPress