Home / BLOG 

passos-para-saber-como-fazer-um-planejamento-de-estudos

7 passos para saber como fazer um planejamento de estudos

Andre Moraes

CEO Edoo

Optar pelo planejamento de estudos é uma forma de evitar a desorganização e até mesmo a procrastinação e o desespero na hora da concentração. Nesse meio de programação, você não se preocupa somente em quais matérias deve estudar, mas também com o tempo médio que deve ser gasto em cada uma.

Essa é uma dúvida muito comum entre os estudantes, mas como criar esse cronograma de planejamento de estudos?

Separamos 7 passos que podem te ajudar:

1 – Tenha em mente o seu tempo disponível

Você deve analisar o seu tempo, ele dará o norte para o restante da organização. Anote as obrigações com trabalho e até mesmo o que você precisa se organizar em vida pessoal, como compromissos familiares e até mesmo um momento para o lazer.

Passe todas essas informações para uma planilha do Excel, com datas especiais, final de semana e designe quais matérias serão estudadas em cada dia.

2 – Organize todas as matérias

Na lista das matérias que você precisa estudar, é importante que tenha muito bem definido os temas que você precisa estudar. Uma dica bem legal é separar por escala de dificuldade, assim você consegue distribuir um pouco mais de tempo para as matérias com mais dificuldade.

Se já tiver data de prova definida, anote a data e tome como base o edital da prova para te ajudar a definir os temas de estudo.

3 – Defina prioridades

Além de toda essa organização com datas importantes, compromissos essenciais, matérias de estudo, temas, datas de prova e editais, é preciso saber as prioridades.

Monte um esquema visual, seja uma planilha, um planner ou até mesmo um mapa mental. Com isso, você consegue enxergar o planejamento de forma macro, prevenindo aquele desespero e tensão.

Sim, são muitas coisas para estudar e às vezes pode até bater aquele sentimento de “não vou dar conta”, mas acredite, o que determina um projeto dar certo é a dedicação e organização do plano de ação.

4 – Estipule metas

As metas servem tanto para organização quanto para incentivar. Porque, sim, você vai precisar de incentivo e isso vem através daquela sensação gostosa de dar check em uma lista.

Mas, como eu defino essas metas?
Bom, tenha em mente as datas das provas e se organize por metas de curto, médio e longo prazo. Com isso, você sabe que curto prazo é sua meta de estudo diária, a médio é o quanto você absorveu de conteúdo essa semana e, por fim, a longo prazo é o tempo máximo que você tem para estudar até o dia da prova.

5 – Se planeje para possíveis imprevistos

Ao estipular as datas na hora de montar o cronograma, é muito importante que você considere eventuais imprevistos, como eventos de última hora que sejam realmente muito importantes, doenças ou até mesmo dias em que seu rendimento não está como de costume.

Então, para evitar que situações como essa comprometam seu planejamento, reserve no seu cronograma um tempo específico para reposiçãode tarefas. Assim, a programação não será comprometida por conta de um dia de imprevisto.

6 – Reserve um momento de lazer

Sem sombra de dúvidas, você precisa desse período muito bem definido dentro do seu cronograma.

Um erro muito comum do estudante é achar que todos os horários vagos devem ser preenchidos com estudos. Ao se planejar, não se esqueça de definir os intervalos. É extremamente importante parar por um tempinho para oxigenar o cérebro.

O tempo de descanso é importante para mudar até mesmo a perspectiva de um problema que estava impossível de resolver. A exaustão impede a compreensão mais precisa de algumas questões.

Por isso, não ignore o seu lazer dentro do planejamento de estudos.

7 – Atualize o seu cronograma

Ótimo! Você seguiu todas as dicas e o seu cronograma de planejamento de estudos já está finalizado. Chegou a hora da última etapa: ATUALIZAÇÃO.

Você deve estar se perguntando: “Mas, para que atualizar se eu já deixei tudo bem definido?”

Justamente para isso, para ter certeza de que o seu planejamento irá rodar perfeitamente. Pode acontecer de seu desempenho em algumas matérias ser melhor do que o esperado, com isso, vai te sobrar algumas horas. Você pode remanejar para a matéria com mais dificuldade ou adicionar no seu horário de lazer.

Tudo isso quem vai saber definir é você! Entendeu por que é impossível conhecer muito bem o esquema do seu planejamento?!

Pode até parecer complicado, mas seguindo essas dicas, você vai conseguir tirar de letra o período de estudos. Lembre-se de manter o foco e respeitar o seu momento de descanso. Não se cobre tanto, você se organizou, basta seguir o seu planejamento e tudo caminhará bem.

Em nosso site e redes sociais, você encontra dicas e matérias que te auxiliam tanto nos estudos como para se preparar para o mercado de trabalho. Acesse e nos siga.

Estamos te esperando!

Andre Moraes

CEO Edoo

Mais clicadas

Bruna Henckel

Social Media

Bruna Henckel

Social Media

Bruna Henckel

Social Media

Tá atrás do seu
primeiro emprego?

vem trampar.

Baixe o aplicativo Edoo

plugins premium WordPress