O recrutamento de jovens talentos para programas de jovem aprendiz e estágio é uma parte crucial para as empresas que desejam cultivar uma força de trabalho diversificada e dinâmica.
Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial (IA) está se tornando uma ferramenta indispensável para otimizar esse processo. Aqui estão 8 formas de usar IA no seu processo de recrutamento de jovens aprendizes e estagiários:
A importância da Inteligência Artificial no RH:
Em primeiro lugar, o emprego de ferramentas tecnológicas como a Inteligência Artificial tem como propósito otimizar os processos do setor de RH.
Isso possibilita uma atuação mais estratégica na gestão de talentos e a capacidade de fazer escolhas mais assertivas no momento da contratação.
Além disso, conseguir selecionar candidatos que se encaixem bem na cultura organizacional e que compartilhem os valores e objetivos da empresa pode promover um maior engajamento e satisfação no trabalho entre os funcionários, resultando em um ambiente de trabalho mais positivo e colaborativo.
Todas essas informações específicas são possíveis de coletar utilizando inteligência artificial no seu processo de recrutamento de estagiários.
A seguir, veja 8 formas de usar IA no seu recrutamento que desenvolvemos dentro da Edoo.
8 modelos de IA usados na Edoo:
1) JobScore:
JobScore é a primeira empreitada de gamificação dentro do aplicativo Edoo para o jovens.
O objetivo maior é que com a atribuição de pontos o jovem possa preencher mais o perfil ou realizar determinadas ações, concedendo o máximo de dados dele para a nossa base.
A pontuação máxima do Jobscore é 1000 pontos que são divididas em 5 categorias:
- Preenchimento do Perfil (200 pontos): Pontos distribuídos de acordo com avaliação periódica do percentual de preenchimento dos campos na plataforma. Campos menos preenchidos, valem mais.
- Testes (180 pontos): Pontos distribuídos entre Teste de Perfil Comportamental (60 pontos) e o Big Five (120 pontos).
- Validações (150 pontos): Verifica se o usuário validou cpf, e-mail e celular. Cada validação vale 50 pontos.
- Teste de Habilidades (300 pontos): Calcula o score total baseado no preenchimento dos testes de habilidades. Realizar todos os testes te garante nota máxima.
- Pré-entrevista (170 pontos): As respostas das 5 primeiras perguntas da pré-entrevista valem 24 pontos cada. A pergunta número 6 vale 50.
Os campos utilizados para o cálculo do JobScore são: nome, email, cpf, celular, data de nascimento, foto, rg, carteira de trabalho, endereço, nome do responsável, renda familiar, escolaridade, série escolar, etnia, campo de mudança de turno, realização dos testes de habilidades, realização das 6 perguntas da pré-entrevista, realização do Teste de Perfil Comportamental e Big Five.
2) Modelo de Recomendação de jovem:
O modelo de recomendação de jovens ajuda empresas a encontrarem candidatos que se encaixam bem nas vagas que têm disponíveis.
Ele faz isso comparando as informações dos jovens com o que as vagas requerem, e então sugere aqueles que parecem ser mais próximos com o que a empresa está procurando.
Isso facilita para as empresas o processo de encontrar candidatos adequados, e também ajuda os jovens a acharem oportunidades que se alinham com seus perfis e habilidades.
3) IA Generativa – Resumo de perfil do jovem:
Modelo que resume as principais características dos jovens em forma de texto para agilizar o tempo do recrutador.
O modelo é projetado para sintetizar e apresentar de maneira concisa as informações cruciais dos perfis dos jovens candidatos.
O objetivo principal é otimizar o processo de revisão de perfis pelos recrutadores, permitindo-lhes avaliar rapidamente a compatibilidade de um candidato com as vagas disponíveis.
4) IA Generativa- Sugestão de Estudo com base nos Testes de Habilidades:
O modelo analisa as respostas incorretas dos jovens em testes de habilidades e gera recomendações de conteúdo específicas para estudo.
O objetivo é orientar os usuários na direção certa para o desenvolvimento de suas competências, oferecendo sugestões detalhadas sobre os tópicos e materiais que devem ser focados para aprimorar suas habilidades.
5) IA Generativa – Assistente de Recrutamento:
Nosso modelo de IA, designado como Assistente de Recrutamento, emprega a tecnologia de inteligência artificial generativa para otimizar o processo de recrutamento.
Através de uma interface de chat amigável, ele permite aos recrutadores pesquisar eficientemente por candidatos, realizando automaticamente o trabalho de filtragem para identificar os perfis mais alinhados com os requisitos da vaga.
Este assistente é treinado para compreender as consultas dos jovens, interagir com tecnologias de processamento de linguagem natural e acessar um banco de dados específico para apresentar os candidatos mais relevantes, simplificando significativamente a busca por talentos.
6) IA Generativa – Gerador de Descrição de Vagas:
O modelo de IA Generativa para a criação de descrições de vagas é uma ferramenta projetada para agilizar e aprimorar o processo de recrutamento.
Ele funciona como um assistente virtual que, com base em informações preliminares fornecidas pelo recrutador, gera automaticamente uma proposta de texto para a descrição da vaga.
Essa descrição pode ser integralmente adotada ou servir como um ponto de partida para edições e personalizações adicionais pelo recrutador.
A funcionalidade central do modelo é simplificar e enriquecer a composição de descrições de vagas, tornando o processo mais eficiente e menos suscetível a omissões ou erros comuns que podem ocorrer quando feito manualmente.
7) Imagem do Perfil do Jovem:
O modelo utilizado na plataforma visa automatizar o processo de verificação da adequação das fotos enviadas pelos usuários.
Esse modelo é treinado para identificar e rejeitar fotos que não estejam de acordo com os critérios estabelecidos, tais como fotos de lado, fotos de fotos, fotos de documentos e imagens que não sejam de seres humanos.
O objetivo é assegurar que apenas fotos apropriadas sejam utilizadas nos perfis, aumentando as chances de os jovens serem selecionados por recrutadores, melhorando a visão dos recrutadores em relação aos candidatos e elevando a credibilidade da plataforma Edoo junto a empresas e jovens.
8) IA Generativa – Palavras-chaves soft e hard skills:
A IA generativa sintetiza dados dos jovens e retorna seis palavras-chave que definem as soft e hard skills predominantes do indivíduo.
Portanto, este processo permite que o modelo identifique com precisão as competências e características mais relevantes, fornecendo insights valiosos sobre as habilidades interpessoais e técnicas do usuário.
Por fim, a integração da inteligência artificial no processo de recrutamento de estagiários oferece uma série de oportunidades para melhorar a eficiência, precisão e equidade do processo, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência mais personalizada e envolvente para os candidatos.
Ao adotar abordagens inovadoras e éticas, as empresas podem maximizar o potencial da IA para identificar e desenvolver o talento da próxima geração que impulsionará seu sucesso futuro.
Quer um recrutamento rápido e fácil? Abra vagas gratuitamente na Edoo, faça a seleção e recrutamento e veja como nossa inteligência artificial vai te ajudar a otimizar seu processo de contratação e também a diversificar mais sua equipe.
Aprenda a fazer uma contratação estratégica.
Saiba quais são as tendências no recrutamento para 2024
Veja a importância da Diversidade ao contratar estagiário