O programa Jovem Aprendiz é uma importante iniciativa que tem como foco estudantes do Ensino Fundamental e Médio que estão em busca da primeira oportunidade de trabalho.
Atualmente, são muitas as empresas privadas e organizações públicas que incluem esses jovens no seu quadro de estagiários.
Se você deseja participar desse programa, é necessário ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e possuir uma boa frequência escolar. Mas antes, é preciso passar pela entrevista de Jovem Aprendiz.
Como funciona a iniciativa Jovem Aprendiz?
Se encaixa no perfil exigido pelo programa Jovem Aprendiz? Pois saiba que, assim como você, muitos disputam essas vagas devido ao sonho pela independência financeira e também pelo conhecimento desde cedo com as rotinas administrativas.
As empresas e organizações também adquirem benefícios com essa contratação, pois isso é um programa de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Para se destacar em uma entrevista de Jovem Aprendiz:
Em primeiro lugar, é importante saber como funciona uma entrevista de emprego/estágio e qual o roteiro utilizado nesse tipo de entrevista, ou seja, quais são as principais perguntas e questões abordadas.
Busque entender como funciona um processo seletivo de emprego e elabore um roteiro próprio com possíveis respostas, sabendo desde cedo como se comportar diante de quem vai te entrevistar.
O segundo ponto importante que te ajudará a obter destaque pessoal é estudar o perfil da empresa onde vai disputar a vaga, e para isso são necessárias umas horinhas de estudo.
Pesquise informações sobre a empresa (sua história, missão, objetivos) e também sobre a vaga, conhecendo quais serão suas principais atribuições caso seja contratado. O seu conhecimento e entusiasmo em contribuir com a empresa serão levados em consideração.
Apesar de a vaga para Jovem Aprendiz possuir menores exigências curriculares, você deve possuir uma postura responsável e competências pessoais que são determinantes, como saber trabalhar em equipe e ter boa comunicação, fatores que influenciam diretamente no desempenho profissional.
Além disso, demonstre responsabilidade e maturidade o suficiente para lidar com problemas, pois eles estarão presentes na sua rotina de trabalho.
É importante lembrar que tudo na vida é equilíbrio, portanto, muito cuidado para não ser inconveniente por conta de determinadas atitudes, como interromper a fala do entrevistador ou fazer comentários desnecessários.
Vale repetir aquela ideia de que a primeira impressão é a que fica e, por isso, você deve prestar atenção em todos os detalhes antes de ir a uma entrevista.
Apesar da pouca idade e da falta de experiência profissional, não se esqueça, antes de ir para a entrevista de Jovem Aprendiz, de que está em busca de uma primeira oportunidade de emprego e para isso terá de encarar uma rotina de trabalho diária.
Os recrutadores estarão atentos a diversos fatores nos processos de seleção, como pontualidade, boa escrita, cuidados com a aparência pessoal e o seu grau de interesse pela vaga.
Agora que você já tem uma ideia de como é uma entrevista de emprego, lembre-se sempre de que as oportunidades nunca devem ser desperdiçadas e, se não der certo na primeira tentativa, surgirão muitas outras pela frente.
Esse programa é uma excelente forma de aprendizado profissional e pessoal, portanto, é necessário ficar atento às vagas disponíveis e inscrever-se, sempre que possível, nos programas que facilitam o contato entre você e a empresa.
Veja as vagas de jovem aprendiz na Edoo e se candidate.