Nós passamos por vários desafios durante a nossa vida e a primeira entrevista de emprego certamente é um deles. É normal se sentir nervoso, com frio na barriga e com dúvidas sobre o que dizer nesse momento, mas não se preocupe: estamos aqui para ajudá-lo! Vamos lhe indicar o que dizer em uma entrevista de emprego e o que os recrutadores estão tentando descobrir sobre você.
Está preparado? Então, venha conosco e saiba as principais perguntas dos recrutadores.
Afinal, o que dizer em uma entrevista de emprego?
A entrevista é uma mistura de apresentação pessoal com a análise de soft e hard skills (falaremos sobre elas a seguir). Antes, vamos às principais perguntas e como você deve conduzir as respostas.
• Fale um pouco sobre você:
Muitos não sabem o que responder em uma entrevista de emprego quando essa pergunta é feita. Esse momento parece uma introdução, mas não é só isso. O recrutador já está analisando a forma como você se comunica e que tipo de informação você considera relevante quando fala de si mesmo. Para essa resposta, você deve destacar realizações importantes na sua vida. Se você não tem experiência profissional prévia, destaque algo da sua vida escolar que demonstre preparação para você assumir a vaga.
• Quais são seus pontos fortes?
Primeira dica, nunca minta. Antes da entrevista, coloque em um papel quais são os seus verdadeiros pontos fortes. Cite pelo menos dois pontos e explique a utilização deles na sua vida pessoal ou profissional por meio de exemplos.
• Quais são seus pontos fracos?
Aqui o recrutador quer analisar a sua capacidade de autoconhecimento. Todos temos pontos fracos, nenhum ser humano é perfeito. Assumir pontos fracos não é motivo para você não ser contratado. Entretanto, o segredo é você destacar o ponto fraco e já mostrar o que está fazendo para melhorar. Vamos a um exemplo: não sou bom em falar em público ainda. Porém, já me inscrevi em um curso de dicção e oratória e pretendo dominar a técnica em breve.
• Fale sobre um desafio ou conflito e como você lidou com isso.
Para essa resposta, não é necessário abordar uma situação profissional. Pode ser qualquer desafio ou conflito em sua vida. O ideal é você apresentar a situação em que estava, qual era a tarefa que deveria cumprir, qual foi a ação que você realizou em relação a isso e o resultado alcançado.
Soft e hard skills
Há dois tipos de habilidades que os recrutadores querem analisar durante a entrevista: as soft e as hard skills. Vamos lhe explicar o que é cada uma.
• Soft skills: são habilidades comportamentais. São competências consideradas subjetivas. Você pode ou não demonstrá-las na entrevista ou durante o dia a dia de trabalho. Algumas soft skills que vamos destacar são: atitude, comunicação, capacidade de resolver conflitos, criatividade, pensamento crítico ou analítico, paciência, liderança, etc.
• Hard skills: são habilidades técnicas. Elas são tangíveis e você as aprende durante um curso, uma graduação, com livros ou estudos. Essas habilidades são mais facilmente comparáveis entre um candidato e outro.
Dicas valiosas sobre o que dizer em uma entrevista de emprego!
Lembre-se sempre de ser você mesmo durante a entrevista. Estude bem as respostas às principais perguntas e treine até se sentir preparado para esse momento. Estude sobre a empresa em que você fará a entrevista, busque saber a respeito de sua história, missão e valores, quais são os produtos e serviços que ela oferece, qual é o ramo de atuação, etc. Mantenha a calma e mostre o seu melhor como pessoa e como profissional.
Agora que você já sabe o que dizer em uma entrevista de emprego, desejamos boa sorte nesse próximo desafio em sua vida!
Você busca uma vaga como menor aprendiz ou estagiário? Cadastre-se gratuitamente na Edoo e encontre sua vaga.