Quem pode ser Jovem Aprendiz?
Desde de 2000, o programa Jovem Aprendiz beneficia milhares de jovens brasileiros, que estão no início de suas jornadas, buscando realizar seus sonhos por meio do trabalho e do estudo.
A iniciativa comandada pelo governo federal, desenvolveu a lei n° 10.097/2000, mais conhecida como Lei da Aprendizagem, definindo que toda empresa de grande ou médio porte deve ter de 5% a 15% de aprendizes em seu quadro de funcionários. Neste mesmo texto legal, está presente todas as características do trabalho para o aprendiz, permitindo qualquer pessoa com idade entre 14 e 24, que esteja matriculado e cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou que já esteja formado e inscrito em programa de aprendizagem, possa ingressar em uma vaga de aprendizagem.
Essa nova modalidade de trabalho, cria oportunidades para que jovens, sem experiência profissional, tenham acesso ao primeiro emprego, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que garante a carteira assinada e pagamento baseado no salário mínimo/hora.
Um dos pontos positivos sobre o programa “Jovem Aprendiz”, é o foco no desenvolvimento do jovem, dividindo a carga horária entre conteúdo teórico e prático, que pode ser de até 8 horas diárias, sendo 6 horas de trabalho e 2 horas de curso, com até 2 anos de duração contratual. Preparando o jovem para a atividade que ele exerce, com formação técnico-profissional.
É sempre bom lembrar que essa é a única forma de trabalho para jovens com menos de 16 anos no brasil, sem que seja considerado um trabalho ilegal.
Benefícios:
Além do salário, a A Lei da Aprendizagem estipula alguns benefícios para o Jovem Aprendiz, são eles:
- Aprendizado Prático E Teórico
- Carga Horária Reduzida
- Auxílio Refeição
- Auxílio Transporte
- Seguro De Vida
- Férias Remuneradas
- Oportunidade De Efetivação Pela Empresa
E como defende a frase: “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” (Sim, nós citamos Homem-Aranha em assuntos sérios), junto com os benefícios, o aprendiz também tem seus compromissos, se comprometendo em realizar suas tarefas com responsabilidade e dedicação, além de frequentar a escola e a empresa regularmente.
Exceção Da Idade
Caso o candidato tenha algum tipo de deficiência, o critério de idade é excluído, podendo ultrapassar a idade máxima de os 24 anos.
Prioridade Na Contratação
A lei também define prioridade na escolha de jovens entre 14 e 18 anos, desde que:
- Não sejam atividades insalubres ou perigosas
- Não sejam destinadas apenas para maiores de idade
- Tenham como foco agregar no desenvolvimento intelectual, psicológico ou físico do jovem
Como funciona a seleção de Jovem Aprendiz?
A escolha do candidato acontece sob a demanda da empresa, com suas necessidades de localidade, idade, funções previstas e etc…
Você está procurando uma vaga Jovem Aprendiz? Veja as vagas disponíveis