Em uma entrevista de estágio, todos os detalhes contam, como a forma como você se porta, o que dirá para os avaliadores e as qualificações que apresenta. Outro ponto importantíssimo para conquistar a vaga, é saber como se vestir para uma entrevista, ou seja, ao fazer um checklist antes de encarar o desafio, você deve escolher com sabedoria a roupa para a entrevista.
Isso, porque há uma série de empresas que prezam por todos os detalhes. E, como bem sabemos, a forma de se vestir revela muito da pessoa e, consequentemente, do profissional. Quer saber o que escolher para a ocasião?
Então, confira abaixo, uma série de dicas de como se vestir para uma entrevista de estágio.
Looks padrão
Há alguns looks que são padrão para transmitir credibilidade ao ser entrevistado. Por mais “jovem” e “descolada” que possa ser a cultura organizacional da empresa, o terno, além da camisa e do vestido sociais, mostra que houve um cuidado em escolher a roupa para a entrevista. A dica, é não abusar de tons muito fortes, exóticos ou ficar sempre no batido monocromático.
Outra forma de se vestir para a entrevista, é dispensar o terno e contar apenas com camisa e calças sociais. Para quem deseja algo menos sofisticado, o conjunto camisa polo, calça jeans e sapato pode ser um referencial de alguém que se veste bem, mas não tem o tom de seriedade transmitido pelas roupas sociais.
Há ainda, outra forma de se vestir para a entrevista de estágio: roupas básicas e neutras. O objetivo é chamar o mínimo de atenção possível, sem estar desleixado. As dicas aqui, servem para homens e mulheres. No caso do sexo feminino, saias e tamancos podem ser utilizados, desde que haja o cuidado e a simplicidade devidos.
Atenção aos detalhes
É preciso que você saiba que a roupa para a entrevista depende de outros detalhes. Entre os principais, podemos destacar:
– Conheça a empresa e o cargo: Se ele demandar grandes responsabilidades e atuação com profissionais de áreas que exigem seriedade, o look precisa atender a esses requisitos. Em negócios mais modernos, pode-se optar por algo mais informal, mas que nunca passe um ar “desleixado”.
– Roupas desconfortáveis: Podem até deixá-lo bonito, mas o sabotarão na hora da entrevista de estágio. Experimente antes, veja se estão adaptadas ao corpo, não interferindo na postura ou na capacidade de se locomover – esse é um dos principais problemas de vestuário enfrentados por jovens que desejam estagiar.
– É o seu perfil? Em sintonia com a questão acima, lembre-se de que é preciso passar a maior credibilidade possível sobre quem você é e como se veste. Não adianta tentar uma vestimenta formal ou mesmo informal, se não se sente bem com aquilo. A linguagem corporal o denunciará.
E o que não usar?
Tão importante quanto saber como se vestir para uma entrevista é entender o que, de maneira nenhuma, você não deve usar nesse momento. E a lista, nesse caso, inclui bonés (sim, há quem use ao ser entrevistado), camisas com estampas multicoloridas, saias ou vestidos curtos, peças transparentes, vestimentas apertadas (sejam calças, sejam camisas) e decote muito grande. Esses são os melhores exemplos.
O importante é entender a cultura da empresa e trajar, na entrevista, uma roupa que seja adequada. Apesar de o estágio não exigir formalidades mais rígidas, os processos de seleção possuem algo em comum: todos os detalhes são avaliados, e a maneira como o candidato se veste diz muito do potencial talento que a empresa vê nele.
Você busca uma vaga de estágio?
Cadastre-se na Edoo e veja todas as vagas de estágio .